Comunicado: Unidade dos Comunistas!

Aos militantes, simpatizantes e amigos do PC e da RC

Após vários contatos e conversas preliminares e preparatórios, com intercambio de documentos, reuniram-se por duas vezes, no segundo semestre de 2017, as comissões especiais indicadas pelas direções nacionais do Partido Comunista (PC) e da Refundação Comunista (RC).

No Encontro de Belo Horizonte, Minas Gerais, nos dias 6 e 7 de julho, realizaram-se informes de apresentação histórica, bem como se discutiram a situação internacional, a teoria da revolução brasileira, a conjuntura política nacional, a questão sindical e a concepção de organização. No decorrer dos debates, também se abordaram temas relacionados à doutrina social marxista e às experiências de transição socialista em curso.

No Encontro de Pelotas, Rio Grande do Sul, nos dias 2 e 3 de dezembro, relataram-se as avaliações feitas pelos Comitês Centrais de ambas as organizações partidárias, que autorizaram a continuidade dos entendimentos, assim como se atualizaram e detalharam as análises mútuas de conjuntura. O terceiro ponto da ordem do dia se concentrou nos desdobramentos das relações bilaterais, norteado pelo princípio da unidade dos comunistas.

Ao fim e ao cabo, constatada uma identidade nos aspectos ideológicos, teóricos e políticos fundamentais, formou-se a Comissão Nacional de Unificação Comunista (Conuc) com a tarefa de aprofundar as relações políticas e orgânicas, cujo principal instrumento deverá ser um projeto consensual de fusão orgânica para apreciação nas direções nacionais das partes envolvidas, considerando-se e valorizando-se os seus principais acúmulos, singularidades e potencialidades.

Pelotas, 3 de dezembro de 2017,

Conuc PC-RC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.