O Centenário da Revolução Bolchevique

Neste ano comemoramos o centenário de um dos grandes acontecimentos da história da humanidade. Pela primeira vez os camponeses pobres e a classe operária chegavam ao poder.

Os trabalhadores sob a direção do Partido de Lenine, derrotavam a burguesia o czarismo e hastearam a bandeira vermelha, com a foice e o martelo, instaurando o Socialismo.

A Rússia era um país atrasado, o povo vivia em extrema miséria e pobreza. Faltavam alimentos e havia um crescente desemprego. A situação piorou com a 1ª Guerra Mundial.

Em 1917, as derrotas sofridas nas frentes de batalha, a fome e a desordem do governo czarista e a ocupação da Alemanha de grande parte do território Russo, gerou um inconformismo. Vários regimentos, inteiros, abandonavam as trincheiras. Milhares de trabalhadores, saíram as ruas em Petrogrado e em outras cidades da Rússia contra a guerra e contra o czar. Em fevereiro o czar é deposto e é formado um governo provisório. Lenine nas “ Cartas de Longe” advertia sobre o caráter burgues do governo provisório. Entre a formação do governo provisório e a tomada do poder pelos bolcheviques, houve uma intensa luta revolucionaria. Com a chegada de Lenine, que estava na clandestinidade, o trabalho revolucionário tomou uma envergadura excepcional. Em outubro, no nosso calendário, os canhões do Cruzador Aurora, dirigidos ao Palácio de inverno, sede do governo provisório, anunciavam o inicio de uma Nova Era. Pela primeira vez, na história da humanidade, surgia um sistema social dirigido pelos trabalhadores, sobre tudo, dirigido pela Classe Operária.

Nosso Partido em homenagem aos feitos heroicos do Partido dos Bolcheviques e seu Lider Lenin, está preparando uma série de debates e palestras referenciando a Grande Revolução Socialista de Outubro na Russia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.