Fidel Castro, líder da Revolução Cubana, morre aos 90 anos

O líder da Revolução Cubana , Fidel Castro, morreu nesta sexta-feira aos 90 anos, afirmou seu irmão, o presidente Raúl Castro, em um discurso na televisão estatal. O legado anti-imperialista de Fidel vive no povo cubano, que lamenta a partida de seu líder.

O líder icônico morreu na noite desta sexta-feira, 25 de novembro as 22h29, e seus restos mortais serão cremados “, tendo a sua vontade atendida”, disse Raul Castro, visivelmente emocionado.

Ele acrescentou que nas próximas horas será anunciado como o funeral de Fidel Castro irá proceder. Fidel foi visto pela última vez em 15 de novembro, quando ele recebeu em sua residência o presidente vietnamita Tran Dai Quang.

Fidel Castro é uma das figuras mais importantes do século XX, cujo legado e o significado permanece em vigor no século XXI. Fidel marcou uma nova era para Cuba, dignificando as pessoas que estavam sendo pisoteados pela ditadura de Fulgêncio Batista.

fidel009a-jpg_65347

Não só as pessoas incutido no povo o amor por suas raízes, mas Fidel também implementou políticas que proporcionou a Cuba tornasse uma referência em educação e saúde para o resto do mundo.

Fidel se tornou uma figura emblemática do anti – imperialismo ao resistir às políticas intervencionistas dos EUA  e por não submeter-se aos seus interesses. Apesar do embargo comercial imposto pelo país norte-americano desde 1960, Cuba conseguiu permanecer-se de pé implementando medidas que reconhecidas por diversas organizações ao redor do mundo.

Assista o discurso memorável de Fidel Castro na ONU em 1979:

Além de beneficiar o povo cubano, os serviços de saúde tornaram-se produto de exportação do país caribenho. Mais de 15 mil médicos e, no total, cerca de 40 mil trabalhadores ligados a esses serviços são distribuídos em todo o mundo.

De janeiro 1959 com o triunfo darevolução iniciaram-se os esforcos que trouxeram o conteúdo essencial para resolver os grandes problemas do passado neocolonial. A reorganização e modernização do Ministério da Educação tomou medidas imediatas para acabar com o analfabetismo iniciando, por toda a ilha,  a expansao dos serviços educacionais.

Fonte: Telesur

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.