Impeachment é um golpe parlamentar, diz economista Bresser-Pereira

“Isso é um golpe parlamentar e vai trazer um arranho grave na democracia brasileira”, disse Bresser-Pereira.

O economista e ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira criticou nesta terça-feira (3) o atual processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Classificando como “loucura”, ele disse que o procedimento deixará uma marca na história do Brasil. “Isso é um golpe parlamentar e vai trazer um arranho grave na democracia brasileira”, disse Bresser-Pereira. Ele também criticou o radicalismo dos discursos que têm sido difundidos por determinados grupos da sociedade.

Para o economista, uma nação é forte quando sua sociedade se entende bem, e o ambiente permite a discussão democrática sem radicalismos, ao contrário do que tem acontecido nos últimos três anos, com a disseminação de um discurso de ódio de classes. “Mesmo em 1964 não havia isso. Mas a partir de 2013, de repente fui surpreendido por isso. Surge uma nova direita, raivosa, então isso é muito preocupante. O impeachment reflete também esse tipo de clima, que é um clima que não constrói uma nação e não permite que uma nação se desenvolva”, avaliou.

Bresser-Pereira também criticou a banalização do instrumento de impedimento do chefe do Executivo. “Estamos criando uma instabilidade política. Agora, todo presidente que tiver algum problema você já pode pensar em fazer um impeachment contra ele, e isso é muito ruim para o país”, disse. Na opinião do economista, essa banalização não deveria ser feita, especialmente contra a presidenta Dilma Rousseff.

Nós estamos trocando uma presidente que é conhecidamente honesta por um sistema pouco claro nesse plano, estamos trocando uma administração na economia que cometeu seus erros mas tem um norte, para alguém que quer fazer um liberalismo econômico completo e que pensa que resolve todos os problemas do Brasil apenas fazendo ajuste fiscal. Eu acho que é uma troca muito ruim”, afirmou.

Fonte: Blog do Planalto

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*



The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.